Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

minha palavra predileta em francês!

a algum tempo eu estudo francês, não só pela faculdade ou pela carreira a verdade é que eu adoro conhecer idiomas, culturas e lugares, enfim, ao decorrer do curso e de leituras eu elegi uma palavra como preferida é ela é arrondissement, a pronúncia é algo como a-roum-dí-cê-mã.
o termo arrondissement serve basicamente e principalmente para designar as divisões da cidade luz, Paris! utilizando o exemplo pariense os arrondissement são equivalentes aos nossos bairros e contam com diversos quartiers, e Paris conta com 20 deles, o primeiro dele o 1eme (eme é a sigla utilizada do lado das placas para a indicação dos arrondissements) é o mais "tradicional" é o central, onde se encontra o Louvre, de uma forma "circular os arrondissement vão sendo "mudados" passando por dois e etc, até chegar ao 20, quanto mais distante mais periférico, a título de curiosidade o bohêmio bairro de Montmatre, com todo o seu charme e história envolvendo o Moulin Rouge e Toulousse Lautrec está no 18eme.
enfim, minha palavra predileta é está, arrondissement, é muito sonora e leva a minha mente direto para Paris, mesmo seu eu não ter ido lá. AINDA.

mapa dos arrondissements
modelo das placas (reparem que existe uma explicação de quem é a "personalidade" que leva o nome da rua, achei super válido!)

Nenhum comentário: